sexta-feira, 15 de março de 2013

PSC reafirma apoio a deputado racista, mas protestos crescem

O PSC decidiu manter o deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, mesmo depois de sofrer pressões de políticos e de movimentos sociais para rever a indicação. "Meu partido pediu que eu ficasse, então eu fico", disse o deputado. A eleição do pastor, que fez declarações racistas, provocou protestos em todo o Brasil.
A primeira sessão sob a presidência de Feliciano, na quarta-feira (13), foi tensa, com bate-boca, gritos, vaias e tumulto. Sem direito a palavra, o deputado Nilmário Miranda (PT/MG), ex-presidente da comissão, se dirigiu à mesa para protestar. Ele foi acompanhado pelos também petistas Érika Kokay (DF) e Domingos Dutra (MA). Houve troca de insultos e empurrões entre Dutra e o deputado Takaiama (PSC/PR).
"Esta comissão está inviável. Em 18 anos, ela foi presidida por vários partidos e nunca houve tumulto. Vou me retirar em protesto porque não lhe reconheço como presidente e o senhor me tolheu a palavra a todo momento", disse Miranda.
O deputado foi alvo de manifestantes que protestaram nos corredores da Câmara e em frente ao Congresso Nacional. Durante a sessão, representantes de movimentos fizeram muito barulho e gritaram palavras de ordem contra Feliciano: "Racista, fundamentalista!", "Pastor ditador!", "Fora Feliciano!"
Já congressistas opositores do pastor protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) mandado de segurança em que pedem a anulação da eleição de Feliciano. Eles afirmam que a votação, a portas fechadas, não teve aval de todos os integrantes da comissão. HP

Nenhum comentário:

Postar um comentário