quarta-feira, 20 de março de 2013

Para Marilena Chauí, a “nova classe média” é uma “bobagem sociológica”

A filósofa Marilena Chauí afirmou que o surgimento de uma "nova classe média" é uma "bobagem sociológica", já que o que houve foi a ampliação da classe trabalhadora.
A filósofa participou, na última quarta-feira (13), em Goiânia, da edição do Café com Ideias, fórum que é uma promoção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, do governo de Goiás, organizado pelo jornalista e professor da UFG Lisandro Nogueira.
As declarações de Chauí foram captadas por Renato Dias para o Diário da Manhã e reproduzidas por vários blogs.
Ela criticou o monopólio da informação pela mídia. "Monopólio, mão única, ideologia da competência, interesses obscenos. A manipulação é contínua. É uma coisa nauseante", discursou. Criticou também o neoliberalismo. "O encolhimento do espaço público e o alargamento dos espaços privados". Segundo ela, o dogma neoliberal, da preponderância do mercado, é um engodo. "Como mostram as crises da União Europeia e dos Estados Unidos", esclareceu. Para ela, a aplicação dos remédios neoliberais devastou a Europa e seu sistema produtivo. "A Europa é um parque jurássico e pode não conseguir se recuperar", avaliou.
Ex-secretária de Cultura do município de São Paulo na gestão de Luiza Erundina, Chauí afirmou que a internet pode ser um fator de democratização do acesso à informação, mas também de controle. E denunciou a vigilância e controle dos equipamentos informá-ticos, com hegemonia dos Estados Unidos e do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário