quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Homicídios aumentam 15,2% na cidade de São Paulo

Os índices de violência em São Paulo se superam a cada novo levantamento apresentado. Na capital as altas são ainda maiores segundo os recentes dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado referente ao mês de agosto e pelo visto os únicos a não enxergar a caótica situação, são os representantes do governo tucano.
Só na cidade de São Paulo o índice de homicídios dolosos (com intenção de matar) subiu 15,2% em chegando a 106 casos, 14 a mais se comparado com o mesmo período do ano passado. O estado teve um aumento de 8,6%, chegando a 391 casos.
Comparando o acumulado de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2011, também há registro de aumento no número de homicídios dolosos.
Na cidade o aumento foi de 15,4% com 785 casos, 105 a mais que no acumulado de janeiro a agosto de 2011. No Estado, os casos cresceram 6,3%, chegando a 2.924 registros, com 3.109 vítimas - em uma ocorrência pode haver mais de uma pessoa morta, 174 a mais que no mesmo período do ano passado.
Os comentários sobre a situação da criminalidade no estado, geram no mínimo, indignação àqueles que escutam. Segundo o Chefe da Polícia Civil, delegado Marcos Carneiro Lima, “o problema é que vivemos numa sociedade violenta e precisamos melhorar a qualidade da investigação para punir os criminosos e mostrar que o crime não compensa”.
Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que incentiva uma política cada vez mais truculenta na Polícia Militar, onde “quem não reage, vive”, tenta mostrar um estado bem diferente daquele que se vê nas ruas. Talvez inspirado pela campanha do tucano José Serra à Prefeitura, onde a cidade é uma maravilha e os problemas são todos intriga da oposição.
“O secretário de Segurança Pública já respondeu que há muita lenda (sobre o crime organizado)”, disse Alckmin, sobre um levantamento de bens de propriedade de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), divulgado nesta semana.
Em média, mais de 13 pessoas foram assassinadas por dia no Estado em agosto.
No primeiro semestre, em meio a uma escalada de violência no Estado, os homicídios subiram 21,8%.
Em agosto de 2011 aconteceram 14 casos de latrocínio no Estado, contra 24 no mesmo mês deste ano, evidenciando um aumento de 71,4%. Com relação ao número de vítimas de latrocínio, o aumento foi de 75% de 16 para 28.
Já os estupros aumentaram 31,8%, de 898 para 1.184 casos —mais de 38 estupros por dia no Estado. Na capital paulista o aumento de estupros foi 33,2% maior, passando dos já absurdos 223 para 297.

Nenhum comentário:

Postar um comentário