sábado, 1 de agosto de 2009

Considerações sobre o trabalho com leitura nas diferentes disciplinas

Em todas as áreas é importante o professor realizar a leitura de textos de diferentes gêneros para os alunos. Podem ser textos expositivos sobre os conteúdos abordados ou textos de outros gêneros relacionados indiretamente aos conteúdos ou mesmo outros textos instigantes que o professor julgue interessante compartilhar com a turma.
Os gêneros expositivos são aqueles que pretendem fazer compreender um assunto, apresentar um tema novo, expor um conceito ou conclusão – neles o autor compartilha informações sobre um assunto que supõe desconhecido ou pouco familiar aos leitores, com as explicações necessárias para favorecer o entendimento do que é tratado. Os textos que nos habituamos a chamar de textos teóricos e a maioria dos que estão nos livros didáticos das diferentes disciplinas, e também nos paradidáticos, são textos predominantemente expositivos. Esta definição que você está lendo é um texto expositivo. Outros exemplos são: verbete de enciclopédia e de dicionário, resumo de textos explicativos, relato de experimento, resenha etc.
Em geral, nas escolas não é feito um trabalho específico com os procedimentos necessários para ler/estudar e escrever esses textos, que é o poderia ensinar os alunos a lidarem adequadamente com eles. Por essa razão, na versão preliminar das Orientações Curriculares elaboradas em 2009, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, foram incluídas as propostas que estão transcritas nos quatro blocos a seguir.

1. Atividades de leitura de texto didático e outros textos expositivos:
- clarificação do propósito do estudo;
- levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema a partir da leitura do título/subtítulos;
- observação dos recursos utilizados para salientar ideias (negrito, itálico, disposição espacial, legendas de ilustrações, tabelas, quadros, notas de rodapé etc.);
- busca e identificação das ideias mais importantes, parágrafo a parágrafo;
- utilização de procedimentos de suporte para a síntese (sublinhar, tomar notas, levantar palavras-chave sob orientação do professor);
- verificação da própria compreensão e esclarecimento de dúvidas (relendo, perguntando, trocando ideias, buscando o dicionário etc.);
- organização da síntese (resumo ou, sob orientação do professor, esquema).
2. Atividades coordenadas pelo professor de análise de textos-síntese (resumos, esquemas), para discutir sua organização lógica, estrutura, clareza e, se necessário, complementá-los, reordená-los, corrigir informações de acordo com os textos-fonte.
3. Atividades sequenciadas de pesquisa, desenvolvidas no âmbito ou não de projetos:
- levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema-base;
- levantamento, hierarquização e ordenação de questões a serem respondidas (roteiro prévio);
- planejamento dos passos do trabalho;
- estabelecimento dos grupos e decisões sobre os papéis a serem desempenhados por seus integrantes;
- seleção de fontes adequadas à pesquisa e consulta a índices e outros facilitadores de localização da informação;
- extração das informações pertinentes (respostas às questões iniciais e outras informações);
- produção de texto expositivo em que se articulem as informações selecionadas;
- compartilhamento e análise dos trabalhos.
4. Rodas de avaliação processual e final para troca de opiniões sobre:
- o estudo em realização/realizado;
- as informações a obter/obtidas;
- o interesse provocado;
- as possibilidades de desdobramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário